Sustentabilidade
Ser sustentável é um conceito amplo que vai muito além da prevenção e mitigação de impactos ambientais. Para nós, é fundamental que o pilar social e o pilar econômico também façam parte dessa equação. E isso se traduz na alta empregabilidade das populações que circundam nossos projetos e no investimento em nosso portfólio de ativos, que contribuem para a segurança energética e impulsionam o crescimento econômico do país.
Projetos de Energia Sustentável
Ao investir na produção de energia de fontes renováveis, como solar, biogás, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), buscamos fortalecer e diversificar a matriz energética brasileira, contribuindo para seu processo de descarbonização.
Conheça nossas iniciativas:
Nas lojas Swift, marca da JBS, investimos 150 milhões de reais em fazendas de geração solar, que hoje abastecem 44% dos estabelecimentos no estado de São Paulo. Já são 101 lojas com placas fotovoltaicas e nossa meta é abastecer todas as 225 lojas da marca até o final de 2025. Em 2022, os telhados solares produziram 1,618 milhão de kWh, evitando a emissão de 546 toneladas de gás carbônico equivalentes. A energia elétrica produzida por biogás, um combustível limpo que vem ganhando espaço no contexto da transição energética global para uma matriz de baixo carbono, atende também 13 lojas da Swift.
Economia Circular: Nossas usinas fotovoltaicas, em São Paulo e Goiás, produzem 9.683,18 kWpcc e abastecem nossas operações, evitando a emissão de cerca de 2,7 mil toneladas de CO2 ao mês. Na Usina de Andradina, o reaproveitamento de resíduos agropecuários produz 9 mil metros cúbicos de biogás ao dia, contribuindo para a transição da matriz energética.
Nossas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), em Minas Gerais e Santa Catarina, geram 41,2 MW e visam o abastecimento de clientes no modelo de autoprodução. Além de ser uma energia renovável e limpa, esta modalidade de venda de energia tem menos custos para geradores e consumidores por estar isenta de algumas tarifas e encargos.
Na UTE Candiota (RS), a construção de uma fazenda solar para geração de hidrogênio verde é de suprimento e consumo da operação.
Em Saltinho (SP), desenvolvemos o projeto piloto de hibridização de usinas, que alia energia solar e eólica. A instalação de cataventos com tecnologia nacional horizontal gera menos ruído, reduzindo o impacto ambiental, especialmente na fauna local.
Responsabilidade Socioambiental
Tanto em nossas usinas termelétricas como nas renováveis, adotamos criteriosos padrões de segurança e qualidade, realizando treinamentos sobre manejo e descarte responsável de resíduos e economia de produtos químicos, além de promover a conscientização das populações do entorno por meio de projetos de cunho social.
Conheça nossas iniciativas:
- Programa de Educação Ambiental (PEA), com oficinas de reaproveitamento de resíduos, plantio de mudas nativas e rodas de conversa educativas.
- Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores (PEAT), que incluem imersões, encontros formativos, blitz socioambientais e conscientização sobre temas como saúde mental, violência doméstica e mudanças climáticas.
- Programa de Saúde (PS), que promove ações preventivas e educativas em parceria com Secretarias e Centros de Referência e Assistência Social, tanto para nossos colaboradores como para a população em geral. Prevenção de doenças crônicas (DCNTs), ISTs e saúde da mulher estão entre os temas abordados.
- Programa de Comunicação Social (PCS), com disseminação de materiais informativos sobre as atividades da usina, boletins de medição atmosférica, além de campanhas educativas e promoção de encontros educomunicativos.
Na UTE Cuiabá (MT), conservamos a área verde composta por fauna e flora originárias do Pantanal e do Cerrado. Promovemos ações preventivas contra queimadas, plantio de mudas nativas e reuso de efluentes, minimizando o consumo de água superficial proveniente do rio Cuiabá.
Na UTE Lages (SC), investimos em práticas de silvicultura e no reaproveitamento de resíduos agropecuários, transformando o metano em biogás, uma energia limpa.
Nos gasodutos (MT), a cobertura do solo e técnicas de contenção mecânica das águas evitam a erosão ao longo da faixa de servidão. Também promovemos a conscientização das populações locais, distribuindo materiais específicos sobre normas de segurança e bem-estar.
Inovação
Entre nossas prioridades está o investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Ao incentivar a criação e adoção de novas tecnologias, ajudamos a reduzir as emissões de gases do efeito estufa, sem abrir mão de garantir a segurança energética do país.
Em Andradina (SP), em parceria com pesquisadores do Cepetro, vinculado à Unicamp, desenvolvemos um centro de pesquisa para estudar o hidrogênio produzido a partir de biogás para a geração elétrica. A geração de biometano a partir de resíduos orgânicos e energia elétrica a partir do biogás visa abastecer frigoríficos da JBS, mas nosso objetivo é escalar a tecnologia para o mercado. A energia gerada será injetada nas redes de distribuição locais.